O VIII Seminário sobre Educação de Jovens e Adultos no Território de Identidade do Sisal – Bahia é um evento regional, que acontece anualmente, de iniciativa do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal (OBEJA) e do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico (TSPPP), vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB.
A criação do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal – OBEJA/TIS, teve como um dos principais objetivos durante sua criação em 2012, propor Metodologias de Formação e Gestão do Conhecimento na EJA, metodologias no plural, por entendermos a necessidade de um pluralismo metodológico no campo da pesquisa e da ação sobre um determinado território. Metodologia não é apenas uma tecnologia, uma ferramenta da pesquisa, ela é um dos caminhos que se pode percorrer em busca do conhecimento que nos falta. Nesse caminho, atravessamos vários territórios: físicos, mentais, ambientais, culturais, filosóficos; e, nesse caminhar evidenciamos o Território de Identidade do Sisal com suas potencialidades e seus desafios. Conhecer o território e transformá-lo em um currículo foi a base dessa proposta que vai nos levando para novos caminhos e novas viagens. Entendermos que a metodologia é diferenciada, por isso plural, para os diversos universos de conhecimentos e para diferentes gerações.
As metodologias nos levaram a entender que o conhecimento não está restrito, apenas, ao chão da escola, mas que é preciso ter uma nova compreensão sobre os processos escolares, a saber em primeiro plano, uma crítica ao modelo tradicional, ao modelo burocrático, que não nos levou à superação da fragmentação do pensamento, do conhecimento e da autonomia gerencial. Dando a devida importância ao território e a outras organizações educativas, trabalhando em rede e, não simplesmente, processos fragmentados de conhecimentos, como pílulas que sirvam para salvar-nos de uma suposta doença grave.
Hoje, na contemporaneidade, devemos cada vez mais atentarmos para a formação de toda a organização, seja esta a escola ou outra organização que presta serviços de educação, a instrução e a orientação no território, estabelecendo as condições para que a relação escola/território coloque o conhecimento como o motor do desenvolvimento (GOBBO, 2012). Nesse sentido, consideramos que o conhecimento sobre o território é muito importante e, deve ser levado em consideração pelas instâncias educacionais, e, não ser simplesmente, uma peça de retórica nos diferentes trabalhos e processos pedagógicos e, sim, que este princípio, deva certamente constar nas abordagens metodológicas, norteando todo trabalho de pesquisa em educação sobre EJA e a gestão do conhecimento em diferentes contextos.
Com apoio dos Departamentos de Educação dos Campi I (Salvador), XI (Serrinha) e XIV (Conceição do Coité) da UNEB, o seminário pretende, com base na identidade e no desenvolvimento das diversas comunidades que constituem o Território de Identidade do Sisal, discutir por diferentes dimensões: ambiental, cultural, econômica, territorial, política, educacional e social pesquisas acadêmicas e/ou relatos de experiências educacionais. Trata-se de um evento de grande relevância social e acadêmica contando com a participação efetiva de professores e discentes da EJA dos municípios do território.
O VIII SEJATIS Trata-se de um evento de grande relevância social e acadêmica contando com a participação efetiva de professores e discentes da EJA dos 20 municípios de Território e organiza-se mais uma vez para pensarmos/propormos/socializarmos alternativas de processos educativos dos sujeitos da EJA
Eixo Temático 1 – Metodologias e Tecnologias de Formação em EJA
Eixo Temático 2 – Educação e Território
Eixo Temático 3 – Gestão do conhecimento e desburocratização escolar