IX Seminário de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal – SEJATIS
O IX Seminário sobre Educação de Jovens e Adultos no Território de Identidade do Sisal – Bahia é um evento regional, que acontece anualmente, de iniciativa do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal (OBEJA) e do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico (TSPPP), vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB.
A criação do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal – OBEJA/TIS, teve como um dos principais objetivos, durante seu inicio em 2012, propor Metodologias de Formação e Gestão do Conhecimento na EJA, metodologias no plural, por entendermos a necessidade de um pluralismo metodológico no campo da pesquisa e da ação sobre um determinado território. Metodologia não é apenas uma tecnologia, uma ferramenta da pesquisa, ela é um dos caminhos que se pode percorrer em busca do conhecimento que nos falta. Nesse caminho, atravessamos vários territórios: físicos, mentais, ambientais, culturais, filosóficos; e, nesse caminhar evidenciamos o Território de Identidade do Sisal com suas potencialidades e seus desafios. Conhecer o território e transformá-lo em um currículo foi a base dessa proposta que vai nos levando para novos caminhos e novas viagens. Entendermos que a metodologia é diferenciada, por isso plural, para os diversos universos de conhecimentos e para diferentes gerações.
Como atividade comemorativa ao centenário de nascimento de Paulo Freire (19/09/1921), o Observatório de Educação de Jovens e Adultos (OBEJA), propõe para o IX SEJATIS – Seminário sobre Educação de Jovens e Adultos do Território de Identidade do Sisal: Mesas Diálogo, Oficinas, Minicursos, Mostra Artística Digital, e Comunicações de Trabalhos e Relatos de Experiência abordando o tema: EJA EM TEMPOS DE PANDEMIA: Paulo Freire, educação para a liberdade e para a vida.
O SEJATIS Trata-se de um evento de grande relevância social e acadêmica, contando com a participação efetiva de professores e discentes da EJA dos 20 municípios de Território e organiza-se mais uma vez para pensarmos/propormos/socializarmos alternativas de processos educativos dos sujeitos da EJA.
1. Comunicação Científica: Constitui-se em um trabalho que expressa uma pesquisa concluída ou em andamento (e, nesse caso, com resultados parciais) na Educação de Jovens e Adultos com enfoque no tema do evento.
Anais 2021: Ano 8, v. 1 (EM BREVE)
2. Relato de Experiência: Constitui-se no relato de uma experiência já realizada (atividade, projeto, intervenção), organizada na Educação de Jovens e Adultos com enfoque no tema do evento.
Anais 2021: Ano 8, v. 1 (EM BREVE)
As submissões (Minicurso e Oficinas, Comunicação, Relato e Mostra artística)
Anais 2021: Ano 8, v. 1 (EM BREVE)